Com uma variedade aparentemente infinita de lojas de comércio eletrônico (e mais lançamentos a cada dia), seus clientes têm mais opções do que nunca. E assim, um dos maiores desafios da marca do comércio eletrônico é encontrar uma maneira de se destacar. E é aí que seu ponto de diferença - ou seu POD - entra ao estudar web designer
Seu POD é como seu "molho especial de marca"; é o que o diferencia e convence seus clientes de que eles devem comprar de você, em vez de comprar de seus concorrentes - e deve ser infundido em todas as partes de sua marca.
site de joias em azul, cinza e branco
Neste design de comércio eletrônico, as joias de noiva personalizadas da marca são o ponto focal de todas as fotos. Desenho do site por Valerie.
Então, por exemplo, seu POD pode ser que você vende apenas produtos que são sustentáveis e de origem ética. Essa mensagem deve ser um ponto focal de cada parte de sua marca; ele deve aparecer em sua embalagem, em sua “página sobre”, em seus perfis de mídia social ... sempre que um cliente em potencial interagir com sua marca, ele deve ser informado imediatamente de seu compromisso com o abastecimento ético e a sustentabilidade.
Não tem certeza de qual é o seu POD? Sem problemas! Isso significa apenas que é hora de fazer um pequeno exame de consciência da marca.
site de comércio eletrônico com muitas fotos e cabeçalho azul
Com uma grande foto de cabeçalho e muitas imagens menores e focadas, esse design deixa claro para quem é essa marca. Desenho do site por AndieKastria .
Se você está tentando descobrir qual é a diferença, algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo incluem:
O que nossa marca faz melhor do que ninguém?
Por que nossos clientes escolheriam trabalhar conosco ao invés de concorrentes?
O que representamos como marca?
Investigar profundamente quem você é e como você é diferente pode ajudá-lo a desenvolver um ponto forte de diferença, que pode ajudá-lo a romper a confusão do comércio eletrônico e se estabelecer como uma marca única com a qual os clientes desejam fazer negócios.
Construindo a identidade da sua marca
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A próxima etapa do processo de branding de comércio eletrônico? Construindo a identidade da sua marca.
Guia de identidade da marca com uma página aberta
Desenho do guia de identidade da marca Graphyte
Existem alguns princípios e elementos-chave de design que você deseja definir antes de avançar muito na promoção da marca de seu negócio de comércio eletrônico, incluindo:
Tipografia . As fontes que você usa em seus designs (seja seu site, sua embalagem ou seu cartão de visita) podem enviar uma mensagem forte sobre sua marca para seus clientes. Por exemplo, usar uma fonte serif tradicional enviará uma mensagem muito diferente de uma fonte de script mais caprichosa - e embora a fonte serif fosse uma ótima opção se você estivesse vendendo relógios para um público mais velho, a fonte de script caprichosa seria um a melhor escolha para uma loja de roupas infantis de comércio eletrônico. A questão é: certifique-se de que as fontes que você escolher para sua marca estejam de acordo com a mensagem que você está tentando enviar.
Paleta de cores . A cor é uma das ferramentas mais poderosas em seu cinto de ferramentas de branding. As pessoas tendem a ter fortes associações com a cor - e quando você entende essas associações, pode usar as cores de sua marca estrategicamente para inspirar emoções, reações e comportamentos específicos com seu público. Por exemplo, se você está lançando uma loja de comércio eletrônico focada em alimentos orgânicos e totalmente naturais, você pode querer considerar o verde, que as pessoas associam à natureza. Se você está lançando uma linha de eletrônicos de ponta, pode se concentrar no preto, que normalmente é visto como elegante, sofisticado e moderno.
site de comércio eletrônico de chocolate vermelho, verde, amarelo e castanho
Depois de ter uma identidade de marca clara, a consistência é fundamental. Design do site por Aneley .
marca roxa e branca para uma empresa de tecnologia
A identidade da sua marca pode incluir tudo, desde sua presença na web até o material de escritório. Desenho de logotipo e identidade de marca por sheva ™ .
Forma / forma . Um logotipo afiado e angular vai dar uma aparência, sensação e vibe muito diferentes para sua marca de comércio eletrônico - e, por fim, enviar uma mensagem muito diferente para seus clientes - do que algo redondo, macio ou com formato mais orgânico. Então, por exemplo, se você está lançando uma loja de comércio eletrônico que vende computadores, telefones celulares e outros eletrônicos, um design mais angular parecerá mais moderno e de alta tecnologia, que se encaixaria em sua marca geral. Por outro lado, se você estivesse lançando uma loja de comércio eletrônico que vende óleos essenciais, algo mais redondo e orgânico faria mais sentido.
Voz da marca . A voz de sua marca é uma parte essencial de sua marca - e definir sua voz desde o primeiro dia é essencial para garantir uma experiência de marca consistente para seus clientes. Por exemplo, se você está construindo uma marca de comércio eletrônico em torno de ser ousado e sombrio, essa voz deve aparecer em todos os elementos de sua marca, como seu texto na web, seu marketing por e-mail e suas postagens em mídias sociais.
Os principais elementos de design de que você precisa para construir sua marca de comércio eletrônico
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Depois de definir os fundamentos da identidade de sua marca, é hora de pegá-los e usá-los para começar a projetar os principais elementos de marca para sua marca de comércio eletrônico.
logomarca minimalista
Considere todos os diferentes elementos da marca de que você precisa e como eles serão usados. Design de logotipo e identidade de marca por chivee .
Existem alguns elementos de marca que qualquer marca precisa para lançar uma operação de comércio eletrônico bem-sucedida, incluindo:
Logo . Seu logotipo é como o rosto de sua marca de comércio eletrônico - e, por ser tão voltado para o cliente, é também um dos elementos mais importantes que você criará durante o processo de branding.
Site . A maior parte do seu negócio de comércio eletrônico ocorrerá no seu site, portanto, dedicar algum tempo para criar um site bem projetado, que prenda a atenção e a marca seja essencial.
Embalagem . A embalagem é a primeira coisa que os clientes verão quando abrirem sua remessa de comércio eletrônico - então, ela realmente precisa impressioná-los. A embalagem também pode ajudá-lo a se destacar de outras lojas de comércio eletrônico que vendem produtos semelhantes e ajudá-lo a criar uma identidade distinta dentro do seu nicho.
Cartões de visita . Mesmo que você esteja administrando seu negócio online, você deseja ser capaz de fazer conexões IRL - e ter cartões de visita de marca em mãos pode ajudá-lo a fazer essas conexões quando chegar a hora.
Mercadoria . Considere a criação de mercadorias de marca, como camisetas ou adesivos, para levar sua marca ainda mais longe.
E antes do lançamento, você precisa ter todos eles projetados e prontos para uso - e certifique-se de que contem a história de quem você é (e quem você deseja ser) no espaço de comércio eletrônico.
quatro embalagens de sabonete com lontras
A embalagem da marca é especialmente importante para o comércio eletrônico porque não há experiência na loja para o comprador. Design de embalagem por Mad pepper .
Branding de comércio eletrônico em plataformas
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Obviamente, você deseja que o design do seu site de comércio eletrônico seja uma representação clara de sua marca. Ele deve incorporar todos os elementos de sua marca, como sua paleta de cores, a voz de sua marca e as fontes de sua marca. Mas se você realmente deseja que seu empreendimento de comércio eletrônico seja bem-sucedido, seus clientes precisam ter uma experiência consistente com sua marca, não importa onde a encontrem.
site de comércio eletrônico de produtos domésticos
Uma marca de comércio eletrônico eficaz pode fazer com que clicar em um site seja como entrar em uma loja física. Web design de Artyom Ost .
Ao construir sua estratégia de marca, é importante pensar em como criará sua marca em diferentes plataformas e pontos de contato, incluindo:
Seu site
Suas plataformas de mídia social
Publicidades
Marketing de email
Parcerias de imprensa e marca
Então, por exemplo, se você usar uma voz de marca ousada em seu site, essa voz deve aparecer em seus e-mails de marketing - caso contrário, seus clientes podem não conectar seus e-mails com sua loja de comércio eletrônico (e podem enviar suas mensagens diretamente para a caixa de lixo )
Se você usar uma paleta de cores específica no design do seu site, você deve usar essas cores para criar modelos para seus e-mails, material de marketing e imagens de mídia social - dessa forma, há um thread consistente que flui do seu site para os outros pontos de contato da marca, que impulsiona o reconhecimento e a visibilidade da marca.
site de brinquedos para cães azul-petróleo e laranja
A paleta de cores azul e laranja dá a esta loja de comércio eletrônico uma sensação divertida e dinâmica. Design do site por Sandra Eftimie .
Também é importante criar um senso de consistência com as parcerias de marca. Por exemplo, se você está fazendo parceria com influenciadores de mídia social, precisa escolher influenciadores que se alinhem com sua marca geral e seu público-alvo (então, se você está lançando uma loja de comércio eletrônico voltada para adultos na faixa dos 50 anos, isso não faz sentido fazer parceria com um influenciador do Instagram com seguidores milenares).
Então, depois de encontrar as oportunidades de parceria certas, você precisa informar seus novos parceiros sobre as mensagens de sua marca e certificar-se de que as mensagens sejam transmitidas em seus posts patrocinados.
A questão é que você deseja que sua marca seja consistente e forte, não importa onde seus clientes encontrem sua empresa. Essa consistência ajudará seus clientes a conhecer - e, por fim, começar a confiar - sua marca.
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